Ailton Krenak
Palestrante(a)
Ailton Krenak
Palestra: A Terra tem os seus limites
DIVULGADO TRABALHOS APROVADOS PARA APRESENTAÇÃO ASSÍNCRONA NÃO SÍNCRONAS NO VI SIMEPE
Os vídeos podem ser acessados por meio do link
DIVULGADO SALAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS SÍNCRONOS
As salas e horários de apresentação dos trabalhos síncronos podem ser acessados por meio do link
DIVULGADO RESULTADO FINAL DOS TRABALHOS APROVADOS
O resultado final dos trabalhos científicos classificados para a apresentação podem ser acessados por meio do link.
A 6ª edição do Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, SIMEPE, do IF Sudeste MG acontecerá nos dias 05, 06 e 07 de julho. O evento será totalmente on-line e toda a comunidade acadêmica do IF Sudeste MG e também a comunidade externa pode participar.
O tema deste ano é: Oportunidades e desafios para a materialização da excelência na educação profissional, científica e tecnológica.
O SIMEPE almeja reunir trabalhos acadêmicos/científicos realizados pela nossa comunidade. Todos os três pilares da educação: ensino, pesquisa e extensão em um só evento.
O simpósio reforça a integração dessas três dimensões, inerentes ao trabalho acadêmico e científico, por meio de apresentações, oficinas, palestras entre outras atividades. Buscamos promover e divulgar o estoque de conhecimento que se materializa em suas diversas empresas.
Integrar alunos e servidores dos sete campi e dos 3 campi avançados é a nossa missão. É no Simepe que se congrega o potencial do trabalho diário dos pesquisadores, professores, alunos, técnicos e demais membros da nossa instituição. Por isso, a cada dois anos, somos todos os campi, em um só evento. Devido a pandemia a última edição foi em 2019, o que aumenta ainda mais a expectativa da comunidade por esse evento.
Público-alvo
A programação do evento contempla alunos e profissionais do IF Sudeste MG, apresentadores de trabalhos e ouvintes, bem como a comunidade acadêmica externa.
Atenção à Acessibilidade
Caso algum participante necessite de recurso de acessibilidade específico, favor encaminhar email para a comissão organizadora do VI SIMEPE ([email protected]).
Prezada comunidade acadêmica,
Esperamos que todos (as) estejam bem!
Foi publicada a Chamada para Resumos VI Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, Edição 2022. O tema deste ano é: Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão - Oportunidades e Desafios para a materialização da excelência na educação profissional, científica e tecnológica
O edital para submissão de resumos pode ser acessado pelo link:
https://www.ifsudestemg.edu.br/editais/reitoria/pesquisa-e-inovacao/chamada-de-resumos-vi-simepe
e o edital para a sumbissão de oficinas e minicursos está disponível em:
As inscrições vão de 07 de abril até 09 de maio de 2022 pelo link:
https://www.cevibra.com.br/evento/simepe
O envio do link do vídeo do Youtube à Comissão deste evento implica em expressa autorização pelo autor(a) de uso do link e a cessão do direito decaptação e uso de imagem e voz contidos no vídeo para uso nas atividades relacionadas ao VI SIMEPE.
Quaisquer dúvidas entre em contato pelo e-mail: [email protected] identificando como assunto CHAMADA DE RESUMOS.
Atenciosamente.
Reitor e os Pró Reitores de Ensino, Extensão e Pesquisa, Diretora Geral do Campus São João del Rei.
Ailton Krenak
Apresentação síncrona de trabalhos - área 1. parte 1. Ciências Exatas e da Terra
Apresentação síncrona de trabalhos - área 2. parte 1. Ciências Biológicas
Minicurso 1: Profa. Suzana Vale Rodrigues; Profa. Isabella Cristina Moraes Campos; Profa. Lílian do Nascimento. Profa. Vaneska Perfeito
Enfermeira. Doutora em Enfermagem/UFMG (2022), linha "Gestão e Educação na Saúde e Enfermagem". Mestrado em Psicologia/UFSJ (2013), linha "Saúde Mental". Especialista em Formação Pedagógica na Área de Saúde: Enfermagem - CEFPEPE/UFMG (2012) e em Gestão Pública de Organizações de Saúde/UFJF (2011). Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem/UFMG (2007). Professora efetiva do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei desde 2010. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPH) e da Comissão Permanente de Desenvolvimento e Acompanhamento dos Processos de Heteroidentificação Étnico-racial. Vice-chefe do Núcleo Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança e coordenadora do curso Especialização Técnica em Saúde do Idoso. Vice-líder do Grupo de Ensino e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GEPES - IF Sudeste MG) e membro do Núcleo de Pesquisa Administração em Enfermagem (NUPAE - UFMG).
Enfermeira. Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (SUPREMA). Bacharelado e Licenciatura pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora. Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei. Membro do Comitê de Ética e Pesquisa do IFSUDESTE MG.
Prof. Vaneska é formada em Enfermagem, com especialização em Enfermagem do Trabalho e mestrado em Educação. Tem experiência em docência no ensino superior e no ensino técnico e tecnológico. Atua como professora do curso Técnico em Enfermagem no campus São João del Rei, também está como Coordenadora de Extensão do campus e participa como membro relator do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IF Sudeste MG.
Minicurso 2: Boas práticas de Segurança da Informação e Proteção de Dados Pessoais: o mínimo que você precisa saber para se proteger das ameaças digitais.
Pollyana Esteves dos Reis Moreira
Minicurso 3: Guerra na Ucrânia: implicações geopolíticas
Helisson de Paiva Miranda
Professor do Núcleo de Ciências Humanas do Departamento Acadêmico de Educação do IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba, Mestre em Geografia pela UFJF, Bacharel e Licenciado em Geografia pela UFV, Bacharelando em Direito pelo IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba.
Minicurso 4: O niilismo e os seus impactos na educação dos sujeitos.
Marcos Vinícius Leite
Doutor em Educação. Mestre em Filosofia. Licenciado em Filosofia e Bacharel em Filosofia. Professor no IF sudeste MG desde 2010. Desenvolve pesquisas sobre os processos de subjetivação implicados na sociedade contemporânea. Ministra cursos de Filosofia e Ética para diversos públicos do IF Sudeste MG.
Minicurso 5: Usuários do serviço público: entenda seus direitos!
Cristina Thielmann Martins
Cristina Thielmann Martins
Minicurso 6: A extensão no IF Sudeste MG: espaço de transformação
Brasilina Elisete Reis de Oliveira
Doutora em Ciências Ambientais, Mestre em Gestão da Educação Profissional e Tecnológica. Tem mais de 20 anos de magistério em EPT e trabalhos com extensão dentro do IF Sudeste MG, Campus Rio Pomba.
Mini curso 7: Educação linguística em Português para estrangeiros: uma introdução a educadores
Mariana de Camargo Bessa e Daniel Augusto de Oliveira
Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduada em Letras: Português e respectivas literaturas pela mesma instituição. Possui graduação em Letras com ênfase em Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, também pela UFJF. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé -MG. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Português como Língua Estrangeira, com interesse em temas relacionados ao ensino de português para estrangeiros, formação docente, políticas linguísticas e em reflexões a respeito dos olhares para língua-cultura, identidades e saberes docentes.
Graduado em Letras, com Licenciaturas em Português e em Inglês, mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Daniel Augusto de Oliveira é professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), campus avançado Cataguases, onde atua, especialmente, na área de ensino de Português e de Inglês. Nessa instituição, atuou como Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, função em que planejou e executou as políticas de internacionalização, de relações internacionais e interinstitucionais do IF Sudeste MG. Tem atuado como conselheiro educacional do escritório EducationUSA no IF Sudeste MG e como membro do Comitê de Internacionalização, do Núcleo de Ações Inclusivas e do Fórum de Pedagogos, no mesmo Instituto. Foi coordenador geral dos Centros de Línguas da instituição e, entre 2017 e 2019, coordenou o programa Idiomas sem Fronteiras. O docente foi coordenador do Fórum de Assessores de Relações Internacionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forinter), em que liderou o Grupo de Trabalho "PLA em Rede" para a elaboração da Política de PLA a distância da Rede EPT. Desde 2011, é membro do Núcleo FALE (Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino) da UFJF e, desde 2022, é estudante no grupo de pesquisa "Linguística Aplicada, Educação e Direitos Humanos (LAEDH/UFJF). Nessa instituição, foi professor-bolsista de inglês do Programa de Universalização das Línguas Estrangeiras da UFJF. O pesquisador é membro titular da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede EPT (ABRALITEC), da Associação Mineira de Professores de Português Língua Estrangeira - AMPPLIE, da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Foi professor do programa de Português para estrangeiros da Emory University, em Atlanta, nos Estados Unidos, com apoio da Fulbright.
Oficina 1: GamIFique
Thaís Reis de Assis
Essa oficina é fruto de um projeto de extensão chamado GamIFique do Campus Muriáe. Esse projeto objetiva oferecer formação continuada para professores e demais interessados na temática gamificação aplicada ao ensino. O projeto surgiu em 2021 e é formado por Thaís Assis docente, Géssica Bertholdo técnica em assuntos educacionais e pelos estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas Gabriela Oliveira e Alixandri Belan.
Oficina 2: Descomplicando o Trabalho Acadêmico de acordo com as Normas da ABNT de apresentação
Maria de Lourdes Cardoso
Oficina 3: Cultura representada em tirinhas bilingues
Maria Catarina Paiva Repolês e Josimar Gonçalves Ribeiro
Apresentação de coral
Tiago (SJDR)
Parcerias interinstitucionais e internacionalização: Ensino, Pesquisa e Extensão a serviço da formação integral dos estudantes.
Fernando Taques (IFC) e Vilton Soares (IFMA)
Professor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Pró-Reitor de Extensão (PROEX) da instituição e doutor em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), possui graduação em Ciências Sociais (2004), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Sociologia Política pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase principalmente nos seguintes temas: Educação e Cultura, Movimentos Sociais, ONGs, Sexualidades, Movimento LGBT, Empoderamento e Direitos Humanos. É coordenador do Núcleo de Estudos do Brasil Meridional do Instituto Federal Catarinense (IFC). Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e da International Sociological Association (ISA). Entre os anos 2012 e 2020 foi Diretor-Geral do Campus Ibirama do Instituto Federal Catarinense.
Vilton Soares é doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL, PUC SP tendo sido orientado pela professora Dra. Beth Brait. Fez estágio doutoral na Université Paris 8, Vincennes-Saint-Denis. É licenciado em Letras (Português/Francês), com especialização em Linguística Aplicada e Ensino do Português pela UFPE. Desde 2010 é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT, de Língua Portuguesa e Estrangeira/ Francês, no Instituto Federal do Maranhão, em São Luís e, desde dezembro de 2020 ocupa também o cargo de Diretor de Relações Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Vilton coordena o Centro de exames DELF/DALF do IFMA e lidera o grupo de pesquisa CNPq/IFMA intitulado "Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas nos Institutos Federais". Sua pesquisa versa sobre ensino-aprendizagem de línguas nos Institutos Federais; internacionalização dos IFs; Celpe-bras; Ensino de Línguas para fins específicos (FOS/FOU); Português como língua estrangeiras (PLE) e como língua de acolhimento (PLAc); Análise Dialógica do Discurso - ADD, Mobilidade Acadêmica International e Ensino-Aprendizagem de Línguas para o mundo do trabalho e a academia. Atua na promoção do plurilinguismo e do diálogo intercultural.
Apresentação síncrona de trabalhos - área 3. Engenharias
Apresentação síncrona de trabalhos - área 8. Linguística, Letras e Artes
Apresentação síncrona de trabalhos - área 2. parte 2. Ciências Biológicas
Apresentação síncrona de trabalhos - área 1. parte 2. Ciências Exatas e da Terra
Área 7 - parte 1 - Ciências Humanas
O estágio como agente de indissociabilidade
Karla Souza (UFMA)
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Possui Especialização em Supervisão e Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Possui Pós-graduação em Libras (Uniasselvi). É docente do Mestrado Profissional do Ensino de Física-UFMA. É Coordenadora do Curso de Pedagogia EAD-UFMA. É Coordenadora do Curso de Especialização CEMES-UFMA. É Coordenadora do grupo de Pesquisa em Gestão e Formação de Professores da Educação Básica (GEGFOPEB). Trabalha com seguintes temas: Gestão Escolar, Gestão e coordenação de processos formativos na Educação Básica, Estágio de gestão e organização dos sistemas educacionais, Políticas Educacionais, Educação para as Relações Étnico-Raciais, Ensino de LIBRAS.
Os desafios do estágio docência durante a pandemia.
Marcos Barros de Paulo (IF Sudeste MG – Campus Rio Pomba)
Janaína de Assis Rufino (IF Sudeste MG – Campus São João Del Rei)
Formado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa onde também concluiu o Mestrado em Matemática. Docente do Campus Rio Pomba desde 2013 e já participou de diversos projetos na instituição, destaque para o PIBID que atuou como Coordenador Institucional entre 2014 e 2018 e como Coordenador de Área desde 2018.
Possui doutorado e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) (2011). Possui estágio técnico doutoral na UNIGE (Universidade de Genebra). Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. É especialista em Extensão Universitária pela UFSJ/PUC-Minas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: canção, discurso, educação, modelo de análise modular e letramento. Atualmente leciona nas disciplinas de Língua Portuguesa e Arte para o Ensino Médio Integrado além das disciplinas de Estágio Curricular no curso de Letras.
Apresentação síncrona de trabalhos - área 4 Ciências da Saúde
Apresentação síncrona de trabalhos - área 5 Ciências Agrárias
Apresentação síncrona de trabalhos - área 6 Ciências Socias e Aplicadas
Apresentação síncrona de trabalhos - área 7. parte 2. Ciências Humanas
Egressos: Horizonte e trajetórias
Rodolfo Guadereto (IF Sudeste MG – Juiz de Fora)
Raquel Maria de Campos (IF Sudeste MG – Barbacena)
Silvania Aparecida Braga Leite (IF Sudeste MG – Juiz de Fora)
Romaro Antonio Silva (IF Sudeste MG - Rio Pomba)
Carlos Eduardo da Silva (IF Sudeste MG - Reitoria)
Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Sudeste de Minas - Campus Barbacena (2015), atuou como voluntária e bolsista nos Programas de Iniciação Científica e à Docência, além de ter participado do programa Ciência sem Fronteiras em 2013-2014 (Hungria). Concluiu o mestrado em Bioquímica (2018) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e atualmente é doutoranda em Bioquímica pela mesma universidade, trabalhando com estratégias de isolamento e caracterização de espécies neurotóxicas de oligômeros ß-amiloide, presentes na doença de Alzheimer. Participou recentemente do Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior pela iniciativa PrInt-USP e atuou como Visitor Scholar por 6 meses na Northwestern University, em Illinois, Estados Unidos.
Possui Técnico em Secretariado pelo Instituto Federal do Sudeste de MG - Campus Juiz de Fora, Graduação em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Pós-graduação - MBA em Gestão Pública. Atualmente é Coordenadora-geral de Assuntos e Registros Acadêmicos - IF Sudeste MG Campus Juiz de Fora, membro do Conselho de Campus Juiz de Fora e CEPE do Campus Juiz de Fora e Reitoria.
Professor do quadro permanente do Instituto Federal do Amapá IFAP, atualmente responde pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do IFAP, Diretor Regional da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - BEM - AP (mandato 2020 - 2023). Doutorando em Educação Matemática pela Universidade do Minho - Portugal, Mestre em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro -UFRRJ, Especialista em Metodologias para o Ensino da Matemática e Física, Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD - UFF, Licenciado em Matemática pelo IF - Sudeste de Minas Gerais Câmpus Rio Pomba e Técnico em Informática pelo CEFET - RP. É pesquisador do grupo internacional de pesquisa Educação em Fronteira - EmF, do Grupo de Estudos e Pesquisas Em Educação e Cultura - GEPEC - UFRRJ e do Grupo de Pesquisas em Ciências e Matemática do Vale do Jari do IFAP.
Reengenharia Reversa dos Modelos Cognitivos dos Gestores de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração Universitária.
Harrysson Luiz da Silva (UFSC)
Professor Associado IV do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC (desde 1997); Coordenação e Vice-Coordenação do Programa de Mestrado Profissional em Desastres Naturais da UFSC (2015-2022); Membro da Rede Internacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente do Clima ? RIPEDRC (UNOESTE); Coordenador Regional (Brasil) da Rede Systemic Transformative and Resilient Interventional Drivers Education for Sustainability (Universidade de York e Universidade de Leeds no Reino Unido); Membro da Rede Sul Brasileira de Educação Ambiental (REASUL). Ex- Membro do Comitê Técnico e Científico da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina (DCSC); Membro do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Geografia da UFSC.Palestrante Convidado Escola Socioemocional - Socionômica. Psicodramatista Sócio-Educacional (2018). Practioner em Psicologia Existencialista (Produção e Certificação de Conhecimento) - NUCA (2003). Pós - Doutor em Engenharia de Produção (Ergonomia Cognitiva) - UFSC (2000). Doutor em Engenharia de Produção (Inteligência Artificial Aplicada ao Meio Ambiente - UFSC (1997); Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano (Gestão Territorial de Empresas) - UFSC (1991); Bacharel em Geografia - (Percepção e Comportamento Ambiental) UFSC (1985); Presidente do Conselho Científico do Instituto Kw (2018); Analista do Ministério da Educação (MEC) no Programa nacional do Livro Didatico (PNLD) em Geografia 2016; (Prêmio "Luzes da Àgua" na Categoria "Água e Direito" pela Universidade de Nice Sophia Antipolis - França (2007); Prêmio Defesa Civil 2018 e 2020 no Brasil; Áreas de Atuação: Antropologia da Ciência; Gestão de Conflitos; Gestão de Riscos e de Desastres Naturais; Análise de Cenários de Gestão de Riscos e de Desastres Naturais; Líder do Grupo de Pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) Resolução Científica de Conflitos desde 2003, e do Grupo de Pesquisa Inteligência Vibracional Reversa - IVR criado em 2013, respectivamente com foco em gestão de conflitos e psiconeuroimunoenergia; Membro da Rede Latino Americana ARIUSA e Iberouniversidades.
Minicurso 8: Informação e Proteção de Dados Pessoais: o mínimo que você precisa saber para se proteger das ameaças digitais.
Pollyana Esteves dos Reis Moreira
Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduada em Letras: Português e respectivas literaturas pela mesma instituição. Possui graduação em Letras com ênfase em Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, também pela UFJF. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé -MG. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Português como Língua Estrangeira, com interesse em temas relacionados ao ensino de português para estrangeiros, formação docente, políticas linguísticas e em reflexões a respeito dos olhares para língua-cultura, identidades e saberes docentes.
Graduado em Letras, com Licenciaturas em Português e em Inglês, mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Daniel Augusto de Oliveira é professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), campus avançado Cataguases, onde atua, especialmente, na área de ensino de Português e de Inglês. Nessa instituição, atuou como Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, função em que planejou e executou as políticas de internacionalização, de relações internacionais e interinstitucionais do IF Sudeste MG. Tem atuado como conselheiro educacional do escritório EducationUSA no IF Sudeste MG e como membro do Comitê de Internacionalização, do Núcleo de Ações Inclusivas e do Fórum de Pedagogos, no mesmo Instituto. Foi coordenador geral dos Centros de Línguas da instituição e, entre 2017 e 2019, coordenou o programa Idiomas sem Fronteiras. O docente foi coordenador do Fórum de Assessores de Relações Internacionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forinter), em que liderou o Grupo de Trabalho "PLA em Rede" para a elaboração da Política de PLA a distância da Rede EPT. Desde 2011, é membro do Núcleo FALE (Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino) da UFJF e, desde 2022, é estudante no grupo de pesquisa "Linguística Aplicada, Educação e Direitos Humanos (LAEDH/UFJF). Nessa instituição, foi professor-bolsista de inglês do Programa de Universalização das Línguas Estrangeiras da UFJF. O pesquisador é membro titular da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede EPT (ABRALITEC), da Associação Mineira de Professores de Português Língua Estrangeira - AMPPLIE, da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Foi professor do programa de Português para estrangeiros da Emory University, em Atlanta, nos Estados Unidos, com apoio da Fulbright.
Minicurso 9: Guerra na Ucrânia: implicações geopolíticas.
Helisson de Paiva Miranda
Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Graduada em Letras: Português e respectivas literaturas pela mesma instituição. Possui graduação em Letras com ênfase em Língua Inglesa e suas respectivas literaturas, também pela UFJF. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé -MG. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Português como Língua Estrangeira, com interesse em temas relacionados ao ensino de português para estrangeiros, formação docente, políticas linguísticas e em reflexões a respeito dos olhares para língua-cultura, identidades e saberes docentes.
Graduado em Letras, com Licenciaturas em Português e em Inglês, mestre e doutorando em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Daniel Augusto de Oliveira é professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), campus avançado Cataguases, onde atua, especialmente, na área de ensino de Português e de Inglês. Nessa instituição, atuou como Diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, função em que planejou e executou as políticas de internacionalização, de relações internacionais e interinstitucionais do IF Sudeste MG. Tem atuado como conselheiro educacional do escritório EducationUSA no IF Sudeste MG e como membro do Comitê de Internacionalização, do Núcleo de Ações Inclusivas e do Fórum de Pedagogos, no mesmo Instituto. Foi coordenador geral dos Centros de Línguas da instituição e, entre 2017 e 2019, coordenou o programa Idiomas sem Fronteiras. O docente foi coordenador do Fórum de Assessores de Relações Internacionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Forinter), em que liderou o Grupo de Trabalho "PLA em Rede" para a elaboração da Política de PLA a distância da Rede EPT. Desde 2011, é membro do Núcleo FALE (Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino) da UFJF e, desde 2022, é estudante no grupo de pesquisa "Linguística Aplicada, Educação e Direitos Humanos (LAEDH/UFJF). Nessa instituição, foi professor-bolsista de inglês do Programa de Universalização das Línguas Estrangeiras da UFJF. O pesquisador é membro titular da Associação Brasileira de Professores de Língua Inglesa da Rede EPT (ABRALITEC), da Associação Mineira de Professores de Português Língua Estrangeira - AMPPLIE, da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) e da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Foi professor do programa de Português para estrangeiros da Emory University, em Atlanta, nos Estados Unidos, com apoio da Fulbright.
Minicurso 10: Programação em Melfa Basic IV para o Atuador Robótico RV-2AJ.
Wander Antunes Gaspar Valente
Engenheiro Eletricista, Mestre em Modelagem Computacional e Doutor em Engenharia Elétrica. Professor no IF Sudeste MG campus JF com atuação em Automação e Robótica Industrial.
Minicurso 11: Formatação de trabalhos acadêmicos: principais normas da ABNT.
Isabella Cristina Moraes Campos
Enfermeira. Doutora em Enfermagem/UFMG (2022), linha "Gestão e Educação na Saúde e Enfermagem". Mestrado em Psicologia/UFSJ (2013), linha "Saúde Mental". Especialista em Formação Pedagógica na Área de Saúde: Enfermagem - CEFPEPE/UFMG (2012) e em Gestão Pública de Organizações de Saúde/UFJF (2011). Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem/UFMG (2007). Professora efetiva do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - Campus São João del-Rei desde 2010. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPH) e da Comissão Permanente de Desenvolvimento e Acompanhamento dos Processos de Heteroidentificação Étnico-racial. Vice-chefe do Núcleo Acadêmico de Ambiente, Saúde e Segurança e coordenadora do curso Especialização Técnica em Saúde do Idoso. Vice-líder do Grupo de Ensino e Pesquisa em Enfermagem e Saúde (GEPES - IF Sudeste MG) e membro do Núcleo de Pesquisa Administração em Enfermagem (NUPAE - UFMG).
Minicurso 12: Produção de queijo minas artesanal
Maurilio Lopes Martins
Minicurso 13: Redação no Enem: Desenvolvimento do tema e da argumentação
Marcela Zambolim de Moura e Denise Souza Rodrigues Gasparini
Denise Souza Rodrigues Gasparini
Professora do IF Sudeste MG campus Rio Pomba. É forma em Letras - Português e Inglês. Possui mestrado e Doutorado em Linguística pela UFJF. É professora de Português, Literatura e Redação e de Inglês Técnico para o ensino médio integrado. Trabalha também com a graduação e com orientação na pós-graduação Lato Sensu.
Minicurso 14: Assédio no contexto institucional contra mulheres: identificação e implicações na saúde.
Ludmila Silva Pinho
Oficina 4: Introdução à Robótica Utilizando Comandos em Blocos
Heudes Eduardo Rogério
Oficina 5: Oficina de storytelling e gamificação.
Fernanda de Abreu Reiff
Possui graduação em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) e mestrado em Linguística, pela mesma instituição (UFJF), na linha de pesquisa de ensino voltado ao Letramento Digital e Formação Docente. Atualmente é professora de línguas do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais .Tem experiência na área de Letras (Português-Inglês), com ênfase em Língua Inglesa.
Oficina 6: A Extensão como espaço de Tecer SABERES, Ligar FAZERES: O Jogo.
Janaína de Assis Rufino
Possui doutorado e mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) (2011). Possui estágio técnico doutoral na UNIGE (Universidade de Genebra). Atualmente é professora EBTT do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. É especialista em Extensão Universitária pela UFSJ/PUC-Minas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: canção, discurso, educação, modelo de análise modular e letramento. Atualmente leciona nas disciplinas de Língua Portuguesa e Arte para o Ensino Médio Integrado além das disciplinas de Estágio Curricular no curso de Letras.
Oficina 7: Expressões Clássicas e Máximas Eruditas para Redação do ENEM.
Rafael de Freitas e Souza
Doutor em História Social (USP) e professor de história no campus Rio Pomba
Apresentação de coral
Tiago (SJDR)
Educação profissional e tecnológica: memória, contradições e desafios.
Gaudêncio Frigoto
Prof. Titular na Universidade Federal Fluminense e Associado na UERJ, aposentado em ambas
Encerramento com Reitor e Pró Reitores de Ensino, Pesquisa , Extensão e Diretora Geral do Campus São João del Rei.
O papel das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento sustentável das regiões: como medir e melhorar o seu impacto.
Palestra com Orlando Isidoro Afonso Rodrigues (IPB)
MÊS/ANO |
DIA |
ATIVIDADE/AÇÃO |
Março 2022 |
16/02/2022 |
Início de recebimento de proposições de:
· Oficinas · Minicursos |
Abril 2022 |
07/04 |
Início das inscrições no evento.
Início do período de submissão de Resumos (pôster e comunicação oral) |
15/04/2022 |
Término de prazo de recebimento de proposições de:
· Oficinas · Minicursos |
|
26/04/2022 |
Divulgação das proposições aceitas: . Oficinas Minicursos |
|
Maio 2022 |
02/05 |
Início de inscrição em oficinas e minicursos |
09/05 |
Final do período de submissão de Resumos (pôster e comunicação oral) |
|
Junho 2022 |
10/06 |
Divulgação dos resumos aprovados (pôster e comunicação oral) |
Julho 2022 |
05 a 07/07 |
Realização do VI SIMEPE |
Prezados Avaliadores,
Primeiramente, a Comissão Organizadora do VI SIMEPE, gostaria de agradecer imensamente a sua colaboração que é imprescindível para o sucesso de nosso evento. Como avaliador de trabalho científico você está apto, a partir do dia 07 de abril de 2022, a receber trabalhos para sua respectiva avaliação. Para o bom andamento das avaliações, é desejável que você acesse uma vez por semana a plataforma Cevibra (https://www.cevibra.com.br/#services ) conforme tutorial em anexo para conferir se tem trabalho atribuído para a sua avaliação. Essa ação é necessária, visto que o cevibra não informa via e-mail a existência de trabalhos pendentes para avaliação. Quando tiver trabalho para ser avaliado é necessário que em até 10 dias contando, a partir da atribuição do trabalho para a sua avaliação, a mesma seja efetuada. Para saber se existem trabalhos aguardando por sua avaliação basta fazer o passo a passo em anexo.
Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected], identificando como assunto AVALIAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS".
Palestrante(a)
Palestra: A Terra tem os seus limites
Mediador(a)
Apresentação síncrona de trabalhos - área 7. parte 1. Ciências Humanas
Palestrante(a)
Minicurso 6: A extensão no IF Sudeste MG: espaço de transformação
Palestrante(a)
Oficina 3: Cultura representada em tirinhas bilingues
Palestrante(a)
Minicurso 5: Usuários do serviço público: entenda seus direitos!
Palestrante(a)
Minicurso 7: Educação linguística em Português para estrangeiros
Minicurso 8: Informação e Proteção de Dados Pessoais
Minicurso 9: Guerra na Ucrânia: implicações geopolíticas
Palestrante(a)
Minicurso 13: Redação no Enem
Palestrante(a)
Oficina 5: Oficina de storytelling e gamificação
Palestrante(a)
Mesa Redonda: Parcerias interinstitucionais e internacionalização
Mediador(a)
Apresentação síncrona de trabalhos - área 7. parte 2. Ciências Humanas
Palestrante(a)
Palestra: Educação profissional e tecnológica: memória
contradições e desafios.
Palestrante(a)
Palestra: Reengenharia Reversa dos Modelos Cognitivos
Palestrante(a)
Minicurso 3: Guerra na Ucrânia: implicações geopolíticas
Palestrante(a)
Oficina 4: Introdução à Robótica
Mediador(a)
Apresentação síncrona de trabalhos - área 2. parte 1. Ciências Biológicas
Apresentação síncrona de trabalhos - área 8. Linguística
Letras e Artes
Palestrante(a)
Minicurso 1: Como cadastrar um projeto na Plataforma Brasil
Minicurso 11: Formatação de trabalhos acadêmicos: principais normas da ABNT
Palestrante(a)
Mesa Redonda: Os desafios do estágio docência durante a pandemia
Oficina 6: A extensão como espaço de tecer saberes.
Palestrante(a)
Minicurso 2: Boas práticas de Segurança da Informação e Proteção de Dados Pessoais
Palestrante(a)
Oficina 3: Cultura representada em tirinhas bilingues
Palestrante(a)
Palestra: O estágio como agente de indissociabilidade
Mediador(a)
Apresentação síncrona de trabalhos - área 5 Ciências Agrárias
Mediador(a)
Apresentação síncrona de trabalhos - área 1. parte 1. Ciências Exatas e da Terra
Apresentação síncrona de trabalhos - área 3. Engenharias
Palestrante(a)
Minicurso 1: Como cadastrar um projeto na Plataforma Brasil
Mediador(a)
Apresentação síncrona de trabalhos - área 1. parte 2. Ciências Exatas e da Terra
Palestrante(a)
Minicurso 14: Assédio no contexto institucional contra mulheres
Palestrante(a)
Minicurso 13: Redação no Enem
Palestrante(a)
Mesa Redonda: Os desafios do estágio docência durante a pandemia
Palestrante(a)
Minicurso 4: O niilismo e os seus impactos na educação dos sujeitos.
Palestrante(a)
Oficina 2: Descomplicando o Trabalho Acadêmico
Palestrante(a)
Minicurso 8: Informação e Proteção de Dados Pessoais
Minicurso 9: Guerra na Ucrânia: implicações geopolíticas
Minicurso 7: Educação linguística em Português para estrangeiros
Palestrante(a)
Minicurso 12: Produção de queijo minas artesanal
Palestrante(a)
Palestra: O papel das Instituições de Ensino Superior no desenvolvimento sustentável das regiões
Mediador(a)
Apresentação síncrona de trabalhos - área 6 Ciências Socias e Aplicadas
Mediador(a)
Mesa Redonda: Egressos: Horizonte e trajetórias
Mesa Redonda: Parcerias interinstitucionais e internacionalização
Palestrante(a)
Minicurso 2: Boas práticas de Segurança da Informação e Proteção de Dados Pessoais
Palestrante(a)
Oficina 7: Expressões clássicas e máximas eruditas para redação do ENEM
Palestrante(a)
Mesa Redonda: Egressos: Horizonte e trajetórias
Palestrante(a)
Mesa Redonda: Egressos: Horizonte e trajetórias
Palestrante(a)
Mesa Redonda: Egressos: Horizonte e trajetórias
Palestrante(a)
Mesa Redonda: Egressos: Horizonte e trajetórias
Palestrante(a)
Minicurso 1: Como cadastrar um projeto na Plataforma Brasil
Palestrante(a)
Oficina 1: GamIFique
Mediador(a)
Palestra: O estágio como agente de indissociabilidade
Palestrante(a)
Minicurso 1: Como cadastrar um projeto na Plataforma Brasil
Palestrante(a)
Mesa Redonda: Parcerias interinstitucionais e internacionalização
Palestrante(a)
Minicurso 10: Programação em Melfa Basic IV